quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Querido John - Nicholas Sparks

Titulo do Livro : Querido John
 
Esse Livro conta a história de John Tyree, um jovem que está servindo o exercito na Alemanhã, porém em uma de suas férias, ele volta a casa de seu pai em Wilmington, Carolina do Norte, uma cidade com uma longa e vibrante história. Então em um dia de sol, John resolve surfar, e por um acaso conheçe Savannah Lynn Curtis, o amor da sua vida. John então passa todo o seu tempo livre com Savannah, esqueçendo um pouco de reservar um tempinho que seja para seu pai. John conheçe toda a rotina e a vida de Savannah, até que começa a falar sobre sua rotina e sua vida, ai que Savannah descobri que John tem um pai, e resolve pedir a John que a leve para conheçe-lo. Ele primeiramente nega, pois achava que seu pai era um pouco tímido, mas ela insiste e ele sede
. Passando um tempo Savannah descobri que o pai de John tem uma doença, e resolve contar para ele, que consequentemente age sem pensar e vai embora. Ele se acerta com Savannah antes de ir embora para Alemanhã, e eles resolvem se comunicar através de cartas. Então aconteçe várias coisas na vida dos dois que intervere o amor de um pelo outro. E uma simples carta, destroi o coração de John. Passado o tempo,ele volta a Wilmington, porque seu pai está doente. Ele fica lá, cuidando, e tentando fazer com que seu pai o perdoe. Tudo acontece na vida John ao mesmo tempo. Descobertas, morte, sofrimento, alegrias, amores antigos ainda ardem no coração dos protagonistas. Uma história muito interessante, vale a pena ler !!
 

Por: Giovanna Milanesi
 

O menino no espelho - Fernando Sabino

Livro: O menino no espelho
Autor: Fernando Sabino

O livro é uma grande fantasia vivida por um menino sonhador. Durante os capítulos o menino conta várias aventuras que viveu e retrata como foi sua infância, como era sua casa, sua família, como foi se apaixonar pela primeira vez, conta da sua galinha de estimação e muitas outras traquinagens.
Gostei muito do livro, apesar de ser bastante fantasiado. O que mais me admirou foi a capacidade de imaginação do autor, pois as aventuras retratadas no livro são de uma criatividade enorme. Foi o primeiro livro de Fernando Sabino que li, e quero continuar lendo suas obras porque me proporcionou um grande descanso por não se tratar de uma leitura muito complexa.

Larissa Lorrane Tavares Viana

A cabana - William P. Young

A cabana

Nesse livro o escritor canadense William P. Young conta a história improvável de um homem que passará o final de semana com Deus, a Virgem Maria e Jesus Cristo em uma cabana.

Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada.
Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.
Apesar de desconfiado, ele vai ao local do crime numa tarde de inverno e adentra passo a passo no cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre.
Em um mundo tão cruel e injusto, A cabana levanta um questionamento atemporal: Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?
As respostas que Mack encontra vão surpreender você e podem transformar sua vida de forma tão profunda quanto transformou a dele. Você vai querer partilhar este livro com todas as pessoas que ama
.
 
Por: Izabela Corrêa

Iracema - José de Alencar

Iracema


A obra conta a história de amor vivida por Martin, um português, e Iracema uma índia tabajara. Eles apaixonaram-se quase que à primeira vista. Devido a diferença etnica, por Iracema ser filha do pajé da tribo e por Irapuã gostar dela, a única solução para ficarem juntos, é a fuga. Ajudados por Poti, Iracema e Martim, fogem do campo dos tabajaras, e passam a morar na tribo de Poti (Pitiguara). Isso faz com que Iracema sofra, mas seu amor por Martim é tão mais forte, que logo ela se acostuma, ou pelo menos, não deixa transparecer. A fuga de Iracema faz com que uma nova batalha seja travada entre os tabjaras e os pituguaras. Pois Arapuã quer se vingar de Martin, que "roubou" Iracema, mas Mertim é amigo de Poti, índio pitiguara, que irá protegê-lo.

Além disso, a tribo tabajara alia-se com os franceses que lutam contra os portugueses, que são aliados dos pitiguaras, pela posse do território brasileiro. Com o passar do tempo, Martim começa a sentir falta das pessoas que deixou em sua pátria, e acaba distanciando-se de Iracema. Esta, por sua vez, já grávida, sofre muito percebendo a tristeza do amado. Sabendo que é o motivo do sofrimento de Martim, ela resolve morrer depois que der à luz ao filho. Sabendo da ausência de Martim, Caubí, irmão de Iracema, vai visitá-la e dia que já a perdoou por ter fugido e dado às costas à sua tribo. Acaba conhecendo o sobrinho, e promete fazer visistas regulares aos dois.

Conta que Araquém, pai de Iracema, está muito velho e mal de saúde, devido à fuga de Iracema. Justo no período que Martim não está na aldeia, Iracema dá luz ao filho, ao qual dá o nome de Moacir. Sofrendo muito, não se alimentando, e por ter dado à luz recentemente, Iracema não suporta mais viver e acaba morrendo logo após entregar o filho à Martim. Iracema é enterrada ao pé de um coqueiro, na borda de um rio, o qual mais tarde seria batizzado de Ceará, e que daria também nome à região banhada por este rio. Ao meio desta bela história de amor, estão os conflitos tribais, intensificados pela intervenção dos brancos, peocupados apenas em conquistar mais territórios e dominar os indígenas.
 
Por: Allan Gabriel
 

A última música - Nicolas Sparks

Nome: Ana Patrícia Esmael da Silva - nº 04
Livro: A última música
Autor: Nicolas Sparks

A história fala de uma garota chamada Ronnie que é forçada pela sua mãe a passar o verão com seu irmão Jonah, na casa de seu pai Steve, no sul. Quando chegam lá ela maltrata e o ignora o pai, pois acha que no relacionamento com sua mãe ele teve a capacidade de traí-la.
Não querendo ficar dentro de casa, todos os dias saia, até que conheceu Marcus, Blaze e outros amigos, mas enfim, não eram boa companhia. Depois de um longo tempo Blaze para de conversar com Ronnie achando que ela está querendo ficar com Marcus, e para se vingar Blaze vai na loja de CD's, pega um CD e coloca na bolsa de Ronnie para incrimina-lá.
Quando pequena, Ronnie tocava piano. Mais tomou raiva dele depois de sua má relação com seu pai. Steve fazia de tudo para agradar a filha, mas não conseguia, até colocou uma parede na frente do piano para satisfazê-la.
Depois desse dia sua relação com seu pai melhora muito.
Passado uns dias ela conhece Will e ambos começam a gostar um do outro. Depois de começarem a namorar ele a convida para o casamento de sua irmã Megan, mas infelizmente dá tudo errado, pois Marcus aparece querendo estragar tudo e contar o grande segredo de Will, que é que ele acoberta o amigo pelo incêndio da igreija.
Mas, para a infelicidade de todos Ronnie e Jonah descobre que seu pai, têm um câncer raro há muito tempo e que pediu para seus filhos passarem o verão com ele para ser uma despedida. Com toda essa confusão, Ronnie descobre que sua mãe foi quem traiu seu pai e isso a deixa mais revoltada. Will, tenta ajudar Ronnie, mais ela rejeita, descobre o segredo de Will, eles terminam e ele vai embora fazer sua faculdade.
Depois de um tempo,vendo que seu pai estava morrendo aos poucos e se sentindo culpada, Ronnie tira as paredes de frente do piano, tira seu pai do hospital, leva pra casa e toca a Última música para ele.
Steve morre, e no seu velório vão poucas pessoas. Mais lá ela encontra Will e eles se reconciliam.
Ronnie volta para sua cidade natal. Chegando lá, recebe uma ligação de Will, dizendo que ele está na cidade, e que vai morar lá. Ela percebe que estão no mesmo lugar, se beijam e FIM.

(Eu recomento esse livro, pois nele mostra como devemos dar valor as pessoas sempre, pois quando percebemos que vamos perdê-la será tarde demais para podermos nos reconciliá-la)

Bem-Vindos ao Rio - Marcos Rey

Bem-Vindos ao Rio
Autor: Marcos Rey

Baixo e Aliás entregam Cláudio para o pai de Pat e recebem o dinheiro. A quadrilha divide o dinheiro dentro do Opala roubado e separam-se. Aliás sobe o morro com a sua parte do dinheiro e vai até a casa de Sebão para dar uma relaxada. Ao ver o amigo, diz em tom de brincadeira que os outros foram presos porque alguém os delatou. Amedrontado, Sebão acaba revelando que foi ele o delator. Os dois brigam e a mãe de Sebão grita por socorro. Aliás é preso e o dinheiro recuperado. Nariz, Baixo e Tereca permanecem no Opala carregando Pat. Ouvem as notícias da prisão dos companheiros e tentam fugir pela zona sul. Nariz rouba um Chevette. Tereca desce e pede para Baixo lhe entregar sua parte depois. O carro é perseguido por uma viatura pol
icial e acaba chocando-se violentamente contra um poste. Baixo morre no acidente, Nariz escapa e Pat consegue sair ilesa. A perseguição da polícia termina na saída de um cinema onde Nariz havia se escondido com a mala de dinheiro. Escrito nos anos setenta, numa época em que o Rio de Janeiro e também o Brasil ainda nem sequer imaginavam para onde caminharia a violência urbana, o livro em muitos momentos soa como uma história de contos de fadas devido à ingenuidade dos rapazes seqüestrados e dos próprios bandidos, um tanto quanto idealizados. O autor procura buscar nas origens humildes deles a justificativa para seus atos. Essa base sociológica com certeza já não se sustenta como única desculpa para a violência atual. Tudo indica que o efeito pretendido pelo autor dificilmente será alcançado pelos jovens de hoje que se identificam muito mais com tropas de elites e cidades de deuses.
 
Por: Rafael Garcia

Pollyanna - Eleanor H. Poter

Livro: Pollyanna
Autor: Eleanor H. Poter

Eu achei muito interessante, ele conta a história de uma menina que é órfã e que vai morar com a sua tia, que por sinal é muito rica, essa menina por onde passa deixa a sua marca: a alegria, deixa uma lição de vida para cada um através do jogo do contente... Pollyanna passa certas complicações em sua vida, mas apesar de tudo carrega em seu rosto um sorriso... O que eu aprendi lendo esse livro é que apesar de nossas dificuldades, apesar dos nossos problemas, devemos sorrir, porque sempre tem um lado positivo em cada situação que passamos na vida.
 
Postado por: Lívia Martins.